terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Turismo ferroviário possui aumento de fluxo em 2011

27/12/2011 - Brasilturis

Se pode notar que o brasileiro está retomando a paixão por passeios ferroviários

O turismo no Brasil tem crescido consideravelmente nos últimos anos e segundo um estudo do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Publica e Estatística), 40% dos brasileiros viajam três ou mais vezes por ano. Esse avanço no setor tem se refletido visivelmente também na área de trens turísticos, que teve um aumento considerável na demanda.

Segundo o diretor Comercial da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda Filho, o mercado de trens cresce cerca de 9% a cada ano. “Se pode notar que o brasileiro está retomando a paixão por passeios ferroviários”, destacou. No ano de 2011, aproximadamente 200 mil passageiros circularam nas quatro operações oferecidas pela empresa, o que significa um aumento de 18% em relação ano passado. Esse avanço chegou a ser palpável para a Serra Verde Express. O Trem das Montanhas Capixabas, que possuía apenas uma saída, teve seus lugares vendidos tão rapidamente que para suprir a demanda de seus clientes, a empresa incluiu mais duas datas para a circulação, que também já estão esgotadas.                                  
 
A Serra Verde Express, que já disponibiliza diversas opções de trajetos, tem o intuito de acompanhar esse crescimento e por isso possui projetos de expansão para o Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC), Paraná (PR) e outros estados. A empresa fechou o ciclo de 2011 com balanço positivo e tem grandes expectativas para 2012, esperando atingir com os novos investimentos uma marca de 240 mil passageiros.

Fonte: BrasilTuris

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pelos trilhos de Minas Gerais, ao apito da maria-fumaça

17/11/2011 - O Estado de São Paulo

Em preto, dourado e vermelho, o charme da locomotiva enche os olhos dos passageiros, enquanto a composição deixa para trás São João del Rey e segue rumo à elegante Tiradentes

Por Bruna Tiussu

São João Del Rey  - O trajeto, de 12 quilômetros, é todo percorrido pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada por D. Pedro II em 1881. A verdade é que, durante a quase uma hora de viagem entre São João del Rey e Tiradentes (bilhete de ida e volta a R$ 35), pouca coisa da paisagem vai prender seu olhar na direção da janelinha. Sua atenção, desta vez, ficará voltada para quem conduz a composição: a maria-fumaça.

Brilhante, charmosa, pintada de preto com detalhes em vermelho e dourado, é exatamente como as que vemos nos filmes que retratam o século passado. Uma raridade, como os mineiros dali insistem em ressaltar, pois é uma das poucas locomotivas a vapor do mundo que ainda roda em bitola de 76 centímetros.

A sensação de fazer parte de uma cena de novela de época segue dentro dos vagões, de madeira avermelhada e com poltronas em couro acolchoado. Escolha o seu lugar e em que sentido prefere se acomodar, já que os encostos são móveis. Antes mesmo de o trem partir, mais uma passagem tradicional: lá vem a Edna com seu tabuleiro apetitoso. Vendedora oficial de guloseimas da maria-fumaça há 10 anos, traz cocadas, balas e pirulitos de mel com sabor de infância. Abasteça-se com muito açúcar e esteja pronto para o início deste doce e bucólico passeio pelas raízes mineiras. O apito já vai soar.

São João del Rey. Programe-se para chegar na estação uma hora antes de seu trem sair. É lá que fica o Museu Ferroviário, com peças, fotos e painéis que contam a história da ferrovia. Outras locomotivas à vapor também estão expostas ali - em ótimas posições para saírem bem na foto.

Para explorar o resto da cidade, siga dali, a pé, até o centro antigo. Como em toda cidade histórica do Estado, as principais riquezas de São João del Rey se concentram nas igrejas. Invista mais tempo na de São Francisco de Assis: repare em seu lustre de cristal Baccarat e as grandes imagens de santos que todo guia vai afirmar terem cabelos naturais. Lá fora, a fachada fica ainda mais interessante graças às altíssimas palmeiras centenárias, plantadas na época de D. Pedro I.

Por outro lado, a matriz de Nossa Senhora do Pilar tem discreta fachada neoclássica. Toda opulência barroca está no interior, aí sim com muito dourado e teto pintado por inteiro. É ali que se concentram os festejos da Semana Santa, celebração tradicional da cidade.
 

domingo, 6 de novembro de 2011

Expressos turísticos de São Paulo vão ser semanais

02/11/2011 - O Estado de São Paulo

O governo de São Paulo quer aumentar a regularidade dos Expressos Turísticos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a Região Metropolitana e o interior. A ideia é tornar semanais os trajetos que saem da Estação da Luz para Mogi das Cruzes, Paranapiacaba e Jundiaí, hoje com frequência alternada: o de Mogi sai uma vez por mês; o de Paranapiacaba, três; o de Jundiaí, a cada 15 dias.

A frequência intermitente dos trens acontece porque todos os passeios, além de dividir espaço nos trilhos com os trens urbanos da CPTM, usam a mesma locomotiva: uma Alco RS-3, de 1952, com dois vagões e 174 poltronas. "Essas viagens alternadas confundem um pouco. Às vezes, a pessoa quer ir para um lugar, quando vai na estação comprar a passagem não é na semana que ela queria, é na outra. Então, a nossa vontade é tornar a frequência regular", afirma o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

O secretário disse ainda que novos destinos, como São Roque, no interior, estão em análise. Em 2010, o governo anunciou a criação de um trem para passeios religiosos para a cidade de Aparecida. Até hoje não saíram do papel. "A prioridade é melhorar o serviço dos já existentes."

Em julho, o Estado mostrou que faltam lugares para quem quer viajar em qualquer um dos trechos. E continua assim: no site da CPTM (www.cptm.sp.gov.br) nem para Mogi das Cruzes, o destino menos procurado, havia vaga em novembro ou dezembro. Para Jundiaí, a viagem do dia 19 (daqui a mais de duas semanas) ainda tinha lugares disponíveis. Se a escolha for Paranapiacaba, para onde o trem vai com mais frequência, só há um assento especial para deficientes físicos com vaga para o dia 18 de dezembro. Antes disso, todos os trens já estão lotados.

"Planejamos para o ano que vem a compra de mais trens. Só que leva de 18 a 24 meses para ficar pronto, então, mesmo comprando ano que vem, eles ainda demoram para entrar em operação", diz Fernandes.

Interior. Hoje, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o secretário estarão em Pindamonhangaba, no interior paulista, para anunciar R$ 4 milhões em investimentos em um outro trem turístico: o que vai para Campos do Jordão, com saída nos fins de semana e feriados. O governo vai fazer a manutenção dos trilhos da Estrada de Ferro Campos do Jordão, que tem 47 km e por onde também passa o trem para Santo Antônio do Pinhal.

Por causa de um deslizamento de terra, a ferrovia ficou interditada durante a alta temporada de inverno. Foram gastos R$ 2,9 milhões em obras emergenciais e as viagens foram restabelecidas no mês passado. "Queremos sair de 150 mil passageiros por ano e chegar a 500 mil", afirma o secretário.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ferrovia de Magé será reativada

31/10/2011 - O Globo

Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Magé e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), viabilizará a recuperação do primeira estação de ferrovia do Brasil. A parceria foi firmada, no último dia 27, pelo prefeito Nestor Vidal e o superintendente do órgão, Carlos Fernando de Souza Andrade. Segundo o superintendente, os recursos já estão liberados.

Durante o encontro, ficou definido que o Iphan e a Prefeitura vão trabalhar juntos para garantir a restauração da primeira estação e dos cerca de 14 quilômetros de trilhos entre Mauá e Vila Inhomirim, trajeto inaugurado no dia 30 de abril de 1854, pelo empreendedor Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. A idéia é usar a ferrovia como atração turística.

O projeto será ampliado para que o píer da antiga estação de barcas também seja restaurado e o plano é mais ambicioso ainda: usá-lo como ponto de partida de uma linha ligando Mauá a Praça Quinze, uma proposta antiga da Secretaria Estadual de Transportes.

Segundo Carlos Fernando, o primeiro passo para o início das obras será a remoção das famílias que ocupam a área da estação.

- Eu preciso que as 80 famílias que invadiram a área sejam transferidas e esta é a parte mais fácil. A ferrovia liberou o espaço e o Ministério da Cidade a verba para todo reassentamento - disse o superintendente.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Trem turístico de passageiros poderá ser reativado

06/10/2011 - Correio do Brasil

O projeto pretende resgatar o passeio turístico de trem que liga Matias Barbosa a Barbacena

Por Jorge Júnior

A criação de uma comissão para reativar o trem turístico de passageiros, nas regiões da Zona da Mata e Campos das Vertentes, é a proposta do diretor do departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Matias Barbosa, Ricardo Sartine, que será discutida nesta quarta-feira, 5 de outubro, em Belo Horizonte, com o secretário extraordinário da Copa do Mundo em Minas Gerais, Sérgio Barroso. “O projeto pretende resgatar o passeio turístico de trem que liga Matias Barbosa a Barbacena”, explica.

De acordo com o responsável pela iniciativa, a ideia visa aumentar o turismo da região, por meio da ativação do antigo Xangai, com o objetivo de dar mais visibilidade às cidades, uma vez que Juiz de Fora e Matias Barbosa podem ser selecionadas como subsedes da Copa de 2014.

“Existem muitas cidades interessadas na implantação do projeto, mas como o custo é elevado, vamos precisar de apoio de instituições privadas e públicas”, destaca. Com a criação da comissão, Sartine acredita que será possível conseguir recursos do Estado e do Governo Federal. “A intenção é conseguir parcerias públicas e privadas nas cidades interessadas.”

Legislativo cobra melhorias no setor de turismo de Juiz de Fora.

Museu Ferroviário abre concurso cultural para alunos do ensino fundamental

Projeto propõe revitalização e transporte na linha férrea de Viçosa

A expectativa é de que a verba inicial para custear o projeto seja de R$ 250 mil. “Com esse dinheiro, acredito que seja possível fazer a manutenção da litorina que está parada, em Juiz de Fora. Será um impacto muito bom para o turismo e para o desenvolvimento da cidade, além de criar empregos”, ressalta.

Fonte: Jornal Correio do Brasil
 

sábado, 10 de setembro de 2011

Serra Verde Express projeta expansão para mais três Estados
Publicado: sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Por Patrícia Macedo - Diário do Turismo

Responsável pelo trecho Paranaguá-Curitiba, uma das mais importantes atrações turísticas do Estado do Paraná e presente em três regiões do país (PR, ES e MS), a operadora de trens turísticos Serra Verde Express lança um novo roteiro em novembro: o Trem da cidade de Lapa que transitará pelos trilhos do município paranaense oferecendo aos turistas suas riquezas históricas e culturais. Mas a novidade não é só essa. Em uma entrevista exclusiva ao DT, o diretor da Serra Verde Express, Adonai Arruda Filho, afirmou que no próximo ano a intenção é se expandir para mais três Estados: Santa Catarina, Rio de Janeiro e São Paulo. Confira abaixo a entrevista:

DT - O que leva a Serra Verde Express a investir cada vez mais no turismo com enfoque no transporte ferroviário?
Adonai Arruda Filho - O setor vem crescendo uma média de 9% ao ano, no geral. Com os 14 anos da Serra Verde Express no trajeto da Serra do Mar no Paraná e os outros trajetos como o trem de luxo, trem do Pantanal e das Montanhas Capixabas, a visibilidade já é muito grande e a inserção de um novo trecho ferroviário é muito mais fácil no que toca divulgação e parcerias com operadoras e agências de turismo.

DT - Há a intenção de expandir essa modalidade de turismo para outros Estados, além Espírito Santo, Paraná e Mato Grosso do Sul?
Adonai Arruda Filho - Estamos com projetos de expansão no Rio de Janeiro, com o trem da Mata Atlântica em Angra; Santa Catarina e Paraná, com o trem do Contestado nas cidades de Porto União e União da Vitória; e São Paulo na cidade de São Roque. Provavelmente, estes novos trechos acontecerão no segundo semestre do ano que vem. Entretanto, iniciar uma operação ferroviária depende de vários fatores técnicos e burocráticos, que podem atrasar a implantação.

DT - Qual o perfil do público que utiliza os trens da Serra Verde Express?
Adonai Arruda Filho - O mais variável. Desde crianças, que já desenvolveram a paixão por trem ou em passeios de escola, passando pelo jovem que quer um contato com a natureza ou os adultos e terceira idade que ainda trazem as lembranças do tempo em que o trem era o maior meio de transporte do país.
Prefeitura de Campinas apura sumiço de verba da maria-fumaça
Publicado: sábado, 10 de setembro de 2011
Obras da linha férrea de 2,013 km que irão ligar a Estação Anhumas com a Praça Arautos da Paz dobraram de valor: de R$ 2 milhões para R$ 4,3 milhões


Foi aberta uma sindicância pela Prefeitura de Campinas para apurar se houve irregularidades nos contratos e destinação de verbas da construção da expansão do ramal férreo da Maria Fumaça. O pedido, segundo Antônio Caria Neto, secretário de Assuntos Jurídicos, partiu diretamente do prefeito Demétrio Vilagra (PT) após matéria publicada pelo Correio na última quarta-feira (7).

As obras da linha férrea de 2,013 km que irão ligar a Estação Anhumas à Praça Arautos da Paz, conforme mostrou a reportagem, dobraram de valor: de R$ 2 milhões para R$ 4,3 milhões. Mesmo com aditamentos de contrato e repasses de verbas da Petrobras através de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), a obra que começou em outubro de 2010 e havia sido prometida ser entregue em seis meses, teve a data de inauguração adiada pela quarta vez esse ano, com previsão de conclusão para dezembro de 2011.

O presidente da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), órgão que que recebeu parte do dinheiro que foi utilizado pela Prefeitura para a construção do projeto, disse que todas as prestações de contas estão em ordem. 'A Petrobras possui tudo documentado, com todos os recibos. Tudo o que foi feito ali no Anhumas, as vigas, o projeto executivo, o gerenciamento, a prospecção de solo e mais outras coisas foram feitas com R$ 1,5 milhão que a Petrobras nos repassou e está tudo aprovado' , afirmou Hélio Gazetta, presidente da ABPF.

Segundo ele, a Prefeitura lhe solicitou na semana passada que fosse feito o pedido de mais R$ 500 mil junto à gigante petrolífera para a realização de mais serviços nas obras da Maria Fumaça. 'Não vamos solicitar nada até que seja deixado tudo muito claro sobre o que está acontecendo e o que está sendo feito, pois dessa forma como está não é possível' , disse.

O secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Rui Rabelo, afirmou que na época que o pedido de aditamento de contrato e repasse de mais verba foram solicitados, ele pediu a análise de uma empresa especializada de todos os procedimentos e um relatório com os laudos. 'Acho que é bom que se abra essa sindicância para apurar. Mas acho bom aguardar o resultado antes de se afirmar algo' , disse. A sindicância será feita por três procuradores do município e um prazo de 90 dias para ser concluída.

Segundo Caria Neto, se houve irregularidades, a sindicância irá apurar. 'Houve acréscimos nos contratos e problemas no projeto inicial. A análise previu um gasto inicial e começaram a surgir os problemas o que aumentou o valor. Vamos ver se está justificado ou não esse gasto. A Prefeitura não tem profissionais para fazer ferrovias ou analisar projetos, por isso tem que confiar no que foi entregue' , declarou.

Ele ainda afirmou que houve análise e aval do setor jurídico da Prefeitura nos pedidos de verbas e aditamento de contrato, pois foi reconhecido que havia necessidade. 'Nada teria passado batido sem um questionamento se havia algo irregular' , disse. Ainda de acordo com Caria Neto, se forem encontrados problemas, será aberto procedimento disciplinar para punir os servidores responsáveis. 'Do contrário a sindicância será arquivada' , concluiu.

Na última quarta-feira o secretário de Infraestrutura Osmar Costa disse que para conseguir finalizar a obra e ajustar todas as falhas que há no projeto a prefeitura terá que 'passar o pires' para conseguir a verba necessária. Uma das empresas que poderia socorrer a administração Municipal seria a Petrobras. 'Teremos que pedir a parceiros, como a Petrobras, que sempre tem nos ajudado. Falta recurso para pagar o excedente do projeto básico' , disse.

A fundação dos pilares para a colocação das vigas do elevado, serviços de drenagem, de terraplanagem, compra de trilhos, de dormentes, de pedras britadas, de acessórios para fixação dos trilhos e alterações no projeto foram os fatores responsáveis pelo aumento do custo final da obra.