domingo, 6 de maio de 2012

Expresso Turístico completa 3 anos de operação

19/04/2012 - CPTM

A CPTM [Companhia Paulista de Trens Metropolitanos] celebra, no próximo dia 19 de abril, três anos da primeira viagem realizada pelo Expresso Turístico, para Jundiaí. De lá pra cá, cerca de 40 mil passageiros fizeram a viagem para um dos três destinos oferecidos: Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba, em mais de 250 viagens. 

Criado pela STM [Secretaria dos Transportes Metropolitanos] e CPTM, em parceria com a Secretaria do Turismo, e com o apoio da ABPF [Associação Brasileira de Preservação Ferroviária], IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] e das prefeituras de Jundiaí, Mogi das Cruzes e Santo André, o Expresso Turístico faz sucesso entre o público. 

O sucesso da iniciativa pode ser comprovado pela grande procura e aprovação de quem já utilizou o serviço. De acordo com pesquisa realizada em 2009, 90% dos turistas com destino a Jundiaí e 82% com destino a Mogi das Cruzes tiveram as expectativas superadas ou atendidas pela viagem. É possível ainda acompanhar o depoimento de quem já viajou no Expresso no "Diário de Bordo".

A última pesquisa qualitativa, realizada entre novembro de 2010 e fevereiro de 2011, revela a aprovação do serviço pelos usuários e profissionais do setor turístico. Em geral, os entrevistados descreveram a viagem como "calma, boa para curtir a paisagem e no tempo suficiente", o que comprova o acerto na escolha dos roteiros e do serviço diferenciado. Os monitores também foram bem avaliados: "... dão explicações no percurso, são bem treinados, receptivos, atenciosos e delicados". A pontualidade ["britânica, dentro do combinado"], a segurança adequada e o conforto ["bom, tudo arrumado, limpo"] também foram destacados pelos participantes da pesquisa.

Roteiros
Atualmente, os roteiros disponíveis são: Luz-Jundiaí [semanal, aos sábados], o primeiro a ser inaugurado; Luz-Mogi das Cruzes [mensal, sempre no segundo domingo do mês], em funcionamento desde junho de 2009; e Luz-Paranapiacaba [aos domingos, exceto o segundo domingo do mês], que opera desde setembro de 2010. 

Em 2010, o Expresso Turístico ficou entre as 26 escolhidas na I Chamada para a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional - Estudo de Competitividade 2010, promovida pelo Ministério do Turismo. 

Trem
O passeio é feito a bordo de um trem, composto por uma locomotiva, da CPTM, e dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 60. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária [ABPF], os vagões foram restaurados pela CPTM. 

São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas [com cinto de segurança e ancoragem da cadeira]. Ao longo do percurso sobre os trilhos, que dura cerca de 1 hora e meia, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia. As viagens para Mogi das Cruzes também conta com um vagão-bicicletário.

Passagem
O preço unitário da passagem é de R$ 32,00, exceto para os embarques na Estação Santo André, com destino a Paranapicaba, que saem por R$ 29,00. O bilhete é vendido das 6h às 18h30, todos os dias, na bilheteria da Estação da Luz localizada no acesso à Pinacoteca e na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André [Linha 10-Turquesa]. Há descontos de 50% na compra de até três passagens para acompanhantes. O trem parte da plataforma 4 da Estação da Luz, às 8h30, e o retorno para São Paulo ocorre às 16h30, com chegada às 18h. 

O bilhete da CPTM contempla somente a viagem de trem até um dos três destinos, onde existe a possibilidade desfrutar dos roteiros complementares, que são de responsabilidade dos operadores de turismo regionais, e devem ser adquiridos diretamente nas agências de turismo. 

A empresa Rizzatour oferece os roteiros turísticos, que são pagos à parte e não estão inclusos na tarifa do Expresso Turístico. Esses roteiros opcionais não são de responsabilidade da CPTM e são pagos diretamente à agência de turismo, que mantém um balcão ao lado das bilheterias do Expresso Turístico, na Estação da Luz.

Roteiros turísticos complementares

- Jundiaí, as opções são o roteiro cultural [passeio pelo patrimônio histórico], o roteiro ecológico [passeio na Serra do Japi] e o roteiro rural [Circuito das Frutas]. 
- Mogi das Cruzes são oferecidos os roteiros rural [Circuito das Flores], ecológico [Parque da Neblina], cultural [patrimônio histórico] e eco cultural [Parque Centenário e Museu Igreja do Carmo]. 
- Paranapiacaba, o turista pode optar pelo circuito cultural [Vila Inglesa ou Nos Trilhos da SPR], histórico/ambiental [Expresso Paranapiacaba] e ecológico [Nas Trilhas da Serra do Mar ou Nascentes do Rio Grande].

Mais informações no hotsite do serviço. Confira também o Expresso Turístico no Flickr da CPTM clicando no link: 

http://www.flickr.com/photos/cptm_oficial/sets/72157629488769764/

Nenhum comentário:

Postar um comentário