29/04/2012 - Diário de São Paulo
Estrada de Ferro Perus-Pirapora é uma ótima opção de passeio na Zona Norte da capital paulistana
Por Samantha Henzel
Inaugurada em 1914, a Estrada de Ferro Perus-Pirapora liga Perus, na Zona Norte, ao município de Cajamar, na Grande São Paulo. A concessão para construção da ferrovia foi dada em 1910, com o objetivo de transportar romeiros até o Santuário de Pirapora do Bom Jesus, mas a linha nunca chegou ao seu destino.
São 15 quilômetros de via tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Em 2011, oito quilômetros (ida e volta) foram reativados com objetivo de atrair turistas para o bairro, tornando-se uma boa opção para quem tem curiosidade em passear de maria-fumaça. O percurso leva uma hora entre ida e volta.
No final do trajeto encontra-se o Eco Museu Ferroviário, um espaço a céu aberto, que reúne mais de 130 peças, entre vagões, vagonetas, locomotivas do início do século passado e outros pequenos objetos que ajudam a contar parte da história das ferrovias paulistas. As belezas da paisagem ajudam a tornar o passeio muito agradável e uma ótima oportunidade para o contato com a natureza.
A assistente parlamentar Ana Sueli Ferreira da Silva, de 46 anos, recomenda. "Eu gostei tanto que em setembro comemorei meu aniversário lá. Me encanta o trilho em meio à mata ciliar do Parque Anhanguera", disse.
O auxiliar administrativo Alex Gaudio Rodrigues, de 31 anos, é ferromodelista. "Eu tenho seis peças da Perus-Pirapora. A via é uma das mais bonitas que conheço e o governo deveria investir na restauração desse patrimônio."
Paulo Rodrigues, de 48 anos, presidente do IFPPC (Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural), responsável pelo passeio, informou que a atividade acontece todo domingo, mas amanhã também estará disponível por causa do feriado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário