quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Começa obra na via da Maria-fumaça em Campinas

20/10/2010 - Correio Popular (SP)

Com um atraso de três meses, as obras de expansão do ramal férreo da maria-fumaça entre a estação Anhumas e a Praça Arautos da Paz, em Campinas, começaram a ser executadas pela Maruca Comércio e Serviços Ltda, empresa vencedora da licitação pública.

Além da instalação do canteiro de obras ao lado do Parque Linear Yasser Arafat, funcionários da empresa já realizaram estudos topográficos e deram início à limpeza da área de expansão do ramal férreo. Especialistas realizam sondagens para leitura e análise do solo, que vão balizar os serviços de fundação, disse José Francisco Picarelli Gonçalves, engenheiro da Maruca. A empresa já começou a fazer as avaliações técnicas nos dormentes, trilhos e outros materiais que deverão ser fornecidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

Entraves burocráticos atrasaram o início das obras. O secretário municipal de Infraestrutura Osmar Costa, disse em julho passado que os estudos de impacto ambiental já tinham sido realizados e que faltava somente a licença ambiental ser emitida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Depois da obra ser licenciada, o contrato de financiamento foi, finalmente, firmado com a Caixa Econômica Federal.

A previsão é de que os serviços de fundação comecem em novembro, quando a Prefeitura pretende lançar oficialmente a obra.

A execução da reforma vai custar cerca de R$ 2 milhões e prevê a ampliação em 2,5 quilômetros da linha férrea turística entre a Estação Anhumas e a Praça Arautos da Paz. A inauguração do novo trecho está prevista para maio de 2011.

Fundação

O engenheiro que coordena os serviços no canteiro de obras, Moacir José Oliveira, disse que o trecho terá 26 pilares na nova extensão. Além da implantação da linha férrea, a Maruca projetou a implantação da Estação Arautos da Paz, que inclui a instalação da rotunda - mecanismo que permite virar a locomotiva para que ela retorne pelos mesmos trilhos.

Com a extensão, o novo percurso sairá da Estação Arautos da Paz seguirá à direita do Parque Yasser Arafat, cruzará uma ponte sobre o leito do ribeirão, chegando até a Estação Anhumas. O projeto inclui também um trecho elevado de aproximadamente 400 metros acima do chão, sobre o Ribeirão Anhumas, criando um patamar nas proximidades do Parque Yasser Arafat. A mata ciliar está sendo recomposta. Toda a região receberá investimentos de paisagismo, que integram o Projeto de Revitalização do Entorno do Ribeirão Anhumas, realizado na zona Leste da cidade através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A meta é solucionar definitivamente os problemas relativos a ocupações na localidade e recuperar toda a margem do Anhumas, transformando o local num dos parques lineares mais importantes da cidade. A extensão da recuperação das margens do Ribeirão Anhumas será de 4 quilômetros, do Núcleo Residencial Guaraçaí até as margens da Rodovia D. Pedro I. A área total do projeto é de 676 mil metros quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário