sexta-feira, 6 de maio de 2016

Museu Ferroviário de Ribeirão Pires é inaugurado em grande estilo

06/05/2016  - Diário Regional

O Museu Ferroviário de Ribeirão Pires João de Abreu Duarte foi inaugurado no último sábado, dia 30 de março, em evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A abertura do espaço contou com presença de munícipes e autoridades.

A iniciativa surgiu por meio de pesquisas internas do Núcleo de Gestão Cultural, que identificou essa demanda desde a década de 1990, mais precisamente desde 1996, quando, por colaboração dos ferroviários, instalou o Museu Municipal no mesmo prédio. Além disso, Ribeirão Pires seria a segunda cidade do ABC Paulista a abrigar um Museu Ferroviário.

A estratégia da Prefeitura para atrair o público, é divulgar o novo espaço para escolas e visitação em geral, além da identificação visual na fachada do prédio. O local é movimentado por conta do Terminal Rodoviário e da Estação de Trem estarem próximas. Com a consolidação do museu, a proposta é divulgá-lo como ponto de turismo cultural.

O projeto prevê exposição permanente de painéis que contarão o surgimento da Ferrovia na Inglaterra, a vinda ao Brasil no século XIX, a construção da Estação de Ribeirão Pires em 1885, assim como a expansão e modernização posteriores.

O acervo ferroviário é muito específico, porém diverso e já conta com muitos itens para apreciação dos visitantes. Entre os objetos que já existem no Museu Municipal Família Pires estão fotos, objetos de trabalho, acessórios e adereços, entre outros. Evidentemente o Museu Ferroviário de Ribeirão Pires precisará fazer aquisições ao longo de sua existência para aprimorar sempre o seu acervo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário