quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Trem Turístico de Mangaratiba mais próximo de virar realidade

30/10/2012 - Diário do Vale - Volta Redonda/RJ

Mangaratiba

O projeto Trem dos Mares da Costa Verde, da Prefeitura de Mangaratiba, continua na pauta da administração municipal. O secretário de Assuntos Estratégicos Francisco Ramalho esteve na cidade de Santos Dumont (MG) na última semana para uma reunião com representantes da associação Movimento Nacional Amigos do Trem. Oobjetivo do encontro foi fechar a parceria entre a prefeitura e o órgão econhecer o veículo que será responsável pelo passeio.

Francisco disseque o projeto está em ritmo acelerado. "Esse encontro foi muito positivo, pois fechamos a parceria. Eles vão nos ceder a composição do modelo litorina, decabine única e com capacidade para 80 pessoas, que vai percorrer o trajeto de18 quilômetros. Em contrapartida, nós iremos absorver a mão de obra especializada deles que conta com maquinista, mecânicos, equipe de manutenção eoutros setores específicos". Ramalho ressalta ainda que a ideia é desenvolver um plano integrado de turismo, ligando mar e montanha.

O secretário acrescentou que a Serra Verde Express - que já explora a linha Curitiba-Paranaguá, no Paraná - também vai se instalar na cidade, alavancando o turismo sustentável. Ela pretende trabalhar com hotéis e restaurantes da cidadepara venda de pacotes fechados com estadia e alimentação. A perspectiva é que a viagem inaugural seja em fevereiro de 2013, às vésperas do Carnaval, e a operação em definitivo no mês de junho, já com a anuência da Agência Nacionalde Transportes Terrestres (ANTT).

Próximo encontro

Uma nova reunião está marcada para o dia 21 de novembro, com representantes da operadora SerraVerde Express, técnicos e representantes da MRS, Vale, ANTT e governos estaduale municipal. A reunião traçará as datas da operação, análise de dados decontrole, exigências pendentes para o funcionamento, desvios, engate de linhas,toda a parte de engenharia e discussão das licenças.



Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário