domingo, 7 de outubro de 2012

Obras do Trem Republicano em Itu e Salto são paralisadas

07/10/2012 - Jornal Periscópio

Intervenção política dos prefeitos eleitos de Itu e Salto será determinante para andamento da obra

Itu/ Salto – As cidades de Itu e Salto não devem percorrer tão cedo os trilhos do "Trem Republicano". Acaba de ser rompido o contrato da empresa Maruca, – responsável pela obra, devido atraso do repasse da verba do Ministério do Turismo. A verba foi liberada ao projeto exatamente no momento de rescisão da empresa que tocava a obra. As informações foram obtidas em entrevista com o presidente interino do consórcio intermunicipal do Trem Republicano, Wanderley Rigolin.

"Encaminhamos o pedido de verba, para a Caixa Econômica Federal no mês de dezembro de 2011, com aprovação no mês seguinte, em janeiro de 2012. Após averiguação da própria Caixa quanto à possibilidade de início da obra, o procedimento seguinte e natural deveria ser a liberação da verba por parte do Ministério do Turismo o que aconteceu apenas agora, em setembro", informou o presidente.

No dia 17 de setembro houve definitivamente a rescisão do contrato entre o consórcio e a empresa Maruca. "O rompimento desse contrato aconteceu antes da chegada efetiva da verba. Todos os gastos com a empresa foram quitado", explicou Rigolin.

Para que a obra seja retomada, o próximo passo é a realização de uma nova licitação, para a escolha da empresa que irá assumir o projeto. "Se essa licitação acontecer logo, poderemos ter a empresa vencedora já neste ano. Seria excelente que isso acontecesse, para que as obras comecem já no início de 2013", disse Rigolin, complementando. "Para que isso aconteça é necessário que aja vontade política dos prefeitos eleitos das cidades de Itu e Salto. Seria lastimável parar a obra, pois as duas cidades já gastaram muito dinheiro. Esse projeto é caro, complexo e uma grande parte já foi feita. Vamos aguardar", finalizou,

Projeto
Até o momento, o "Trem Republicano" já possui seus trilhos, a parte mais cara do projeto. A empresa Maruca foi responsável pela construção de 1 km e 600 metros do projeto, com início na cidade de Salto. "Trata-se de uma obra única, sem privilégios para qualquer uma das cidades. Salto foi a escolhida sem preferências", disse Rigolin.

O projeto "Trem Republicano" pretende reativar as linhas férreas que ligam as duas cidades, promovendo uma movimentação do turismo na região, compreendendo mais de sete quilômetros de extensão.


Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário