07/10/2012 - Jornal Periscópio
Intervenção política dos prefeitos eleitos de Itu e Salto será determinante para andamento da obra
Itu/ Salto – As cidades de Itu e Salto não devem percorrer tão cedo os trilhos do "Trem Republicano". Acaba de ser rompido o contrato da empresa Maruca, – responsável pela obra, devido atraso do repasse da verba do Ministério do Turismo. A verba foi liberada ao projeto exatamente no momento de rescisão da empresa que tocava a obra. As informações foram obtidas em entrevista com o presidente interino do consórcio intermunicipal do Trem Republicano, Wanderley Rigolin.
"Encaminhamos o pedido de verba, para a Caixa Econômica Federal no mês de dezembro de 2011, com aprovação no mês seguinte, em janeiro de 2012. Após averiguação da própria Caixa quanto à possibilidade de início da obra, o procedimento seguinte e natural deveria ser a liberação da verba por parte do Ministério do Turismo o que aconteceu apenas agora, em setembro", informou o presidente.
No dia 17 de setembro houve definitivamente a rescisão do contrato entre o consórcio e a empresa Maruca. "O rompimento desse contrato aconteceu antes da chegada efetiva da verba. Todos os gastos com a empresa foram quitado", explicou Rigolin.
Para que a obra seja retomada, o próximo passo é a realização de uma nova licitação, para a escolha da empresa que irá assumir o projeto. "Se essa licitação acontecer logo, poderemos ter a empresa vencedora já neste ano. Seria excelente que isso acontecesse, para que as obras comecem já no início de 2013", disse Rigolin, complementando. "Para que isso aconteça é necessário que aja vontade política dos prefeitos eleitos das cidades de Itu e Salto. Seria lastimável parar a obra, pois as duas cidades já gastaram muito dinheiro. Esse projeto é caro, complexo e uma grande parte já foi feita. Vamos aguardar", finalizou,
Projeto
Até o momento, o "Trem Republicano" já possui seus trilhos, a parte mais cara do projeto. A empresa Maruca foi responsável pela construção de 1 km e 600 metros do projeto, com início na cidade de Salto. "Trata-se de uma obra única, sem privilégios para qualquer uma das cidades. Salto foi a escolhida sem preferências", disse Rigolin.
O projeto "Trem Republicano" pretende reativar as linhas férreas que ligam as duas cidades, promovendo uma movimentação do turismo na região, compreendendo mais de sete quilômetros de extensão.
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