segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Projeto quer reativar trajeto de trem entre Lavras e Varginha, MG

20/08/2012 - G1 Sul de Minas

Passeio turístico fez muitos ex-funcionários reviverem emoções das viagens. Viagem levou passageiros de Lavras a Ribeirão Vermelho (MG).

Resgatar a história e a memória histórica da região. Este foi o objetivo do passeio de trem entre Lavras (MG) e Ribeirão Vermelho (MG) neste domingo (19).

Em uma viagem de pouco mais de meia hora, o evento marcou a homenagem feita aos antigos ferroviários. O ponto de partida foi uma antiga estação ferroviária, hoje transformada em Teatro Municipal.

Um coral de ex-ferroviários recepcionou os convidados ao passeio, que lotaram a estação como no tempo em que o trem era o principal meio de transporte.

A iniciativa, promovida pela Associação Circuito Ferroviário Vale Verde que busca preservar o patrimônio ferroviário da cidade funcionou também como reencontro para os antigos companheiros de trabalho, que aproveitaram o momento para colocar a conversa em dia.

Antônio Pereira Cantão comenta a iniciativa. “É bom demais, vamos reviver o que fizemos durante 32 anos. É muito emocionante e inexplicável estar aqui”, comenta.

O agente de trem, Isamel Claret de Abreu sente-se feliz em poder resgatar a experiência dos tempos passados. “Eu guardo carinhosamente a memória dos tempos em que trabalhei aqui.

Foi aqui que ganhei o pão de cada dia e isso vai ficar guardado para as futuras gerações. Com este passeio eu tive o privilégio de resgatar a memória apagada no Brasil”, diz.

A última vez que o trem fez o trajeto até Ribeirão Vermelho foi há 16 anos. Nesta reedição, quem conseguiu o convite foi privilegiado e os sentimentos dos presentes dividiam-se entre matar a saudade e sentir a sensação de viajar sobre o trilho pela primeira vez como Lucas Coelho

Salgado, de 7 anos, que deixa a imaginação viajar. E é esta mesma imaginação que abre a memória de Wanderlam Norberto. “Dá até vontade de chorar, porque era difícil imaginar isso, eu cheguei a pensar que nunca mais entraria em um trem”, pontua.

O responsável pelo passeio, César Móri, presidente da Associação, a viagem foi uma maneira de homenagear os que dedicaram anos de vida à estrada de ferro.

“Quisemos prestar esta homenagem, porque se não fossem eles, o trem não existiria aqui na região. O que notamos foi uma emoção muito grande nas viagens que conseguimos proporcionar”, frisa.

Foram feitas três viagens durante todo o domingo e além da homenagem, a intenção da organização foi também divulgar o projeto enviado ao Ministério dos Transportes e Secretaria de

Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), que pretende reativar o trajeto de trem entre as cidades de Lavras e Varginha (MG).

Este seria um percurso de mais de cem quilômetros, que proporcionaria um caminho turístico no Sul de Minas.

A linha tem mais de cem anos e liga o Sul de Minas a região central do Estado e também a São Paulo e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário