sábado, 7 de julho de 2012

Técnicos analisam percurso do Trem dos Mares

04/07/2012 - Diário do Vale

O trajeto permite inclusive a visualização da Ilha Grande e a restinga da Marambaia.

Mangaratiba está recebendo nos últimos dias profissionais de engenharia mecânica, produção, comunicação e operadores de viagem da Empresa Serra Verde, para realizarem um levantamento junto aos representantes dos governos do Estado e Municipal, das empresas Helucan e MRS. Eles avaliam as reais possibilidades da implantação do "Trem dos Mares da Costa Verde".

Desde o final de semana, analisam todo o percurso o secretário de Assuntos Estratégicos, Francisco Ramalho, responsável pela elaboração, implantação e implementação do projeto; o empresário Adonai Arruda Filho, proprietário da empresa Serra Verde; Antônio Pastori, da Associação Fluminense de Trens Turísticos e também responsável por Transportes Ferroviários da secretaria Estadual de Transporte; Hélio Rodrigues, responsável pelo Estudo e Logística, também da secretaria Estadual de Transporte; Miriam Bondim, responsável pela parte Cultural e Patrimonial da Fundação Mário Peixoto e Luciano Mendes Santos, da empresa Helucan - especializada em trilhos e ferrovias, e contratada pelo município para acompanhar a implementação do projeto.

Segundo Francisco Ramalho o relatório será entregue a prefeitura ainda nesta semana.

- Esta etapa técnica e logística é primordial. Sabemos que temos um projeto muito importante, que irá valorizar o progresso sustentável do Turismo e Cultura do município - afirmou o secretário.

O projeto "Trem dos Mares da Costa Verde" oferecerá uma viagem temática de trem, que sairá da Estação de Itacuruçá com destino à Praia do Sahy. Os passageiros poderão ver e vivenciar importantes elementos históricos, como as monumentais ruínas do Sahy - que guardam em suas construções a lendária trajetória do tráfico negreiro - além dos pontos turísticos, culturais e históricos presentes nos 180 anos de história de Mangaratiba.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário