terça-feira, 31 de julho de 2012

Costa Verde pode ganhar trem turístico até fim do ano

29/07/2012 - O Globo

Mangaratiba, na Costa Verde, deve ganhar até o fim do ano um trem turístico ligando os distritos de Itacuruçá e Santo Antônio. Empresa que explora a linha Curitiba-Paranaguá, no Paraná, a Serra Verde Express já demonstrou a viabilidade de começar a operar o sistema num prazo de 150 dias. Uma composição do modelo litorina, de cabine única com capacidade para 80 pessoas, percorreria o trajeto de 18 quilômetros, em linha férrea já existente, em cerca de uma hora, apenas nos fins de semana e feriados. As tarifas devem variar de R$ 50 a R$ 200. A concessionária de transporte ferroviário MRS Logística emprestaria o seu ramal ao projeto. Hoje, a MRS opera trens de carga no trecho. Por força do contrato de concessão, a companhia não pode operar o transporte de passageiros. Mas por e-mail, a concessionária informou ao GLOBO que está, "juntamente com o estado e o município, buscando formas de viabilizar o projeto na região". 

A perspectiva é que a viagem inaugural ocorra em outubro, já com a anuência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Assessor da Secretaria estadual de Transportes e especialista em ferrovias, Antônio Pastori explica que o projeto está bem encaminhado: 

- Hoje, no Estado do Rio só temos o Corcovado como trem turístico, que leva cerca 800 mil passageiros por ano. Este seria o segundo, daí a enorme importância deste projeto. 

Secretário de Assuntos Estratégicos de Mangaratiba, Francisco Ramalho, ressalta que a ideia é desenvolver um plano integrado de turismo, ligando mar e montanha: 

- Este plano está na mesa há 23 anos. Mais uma empresa vai se instalar em Mangaratiba, trazendo empregos e alavancando o turismo sustentável. 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário