23/02/2012 - ANTP Trilhos
O Brasil possui, atualmente, 32 trens turísticos em funcionamento em 11 Estados.
Cada vez mais os brasileiros estão recorrendo aos trens como uma alternativa de passeio turístico, uma prova disso é que este tipo de uso das linhas férreas cresceu 21%, no ano passado em relação a 2010, este desempenho foi levantado pelo Abottc (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais).
Tendo isso em vista, o Governo Federal pretende oferecer serviços melhores aos turistas que procurarem esta opção, para tal, serão repassados ao setor, pelos cofres púbicos, R$ 500 milhões até 2015. Com esta quantia, serão adquiridas novas composições, outras serão reformadas e a malha ferroviária será revitalizada. Estas medidas visam, sobretudo, a Copa do Mundo e as Olimpíadas, quando este tipo de turismo será muito explorado.
Se, em 2011, os trens turísticos movimentaram quase três milhões de pessoas, este número deverá subir 65% e chegar a cinco milhões de passageiros em 2015. “Nosso setor começa a despertar interesse econômico, como boa oportunidade de investimento. Parte dos recursos, que será investido, compõe um elenco de ferrovias consideradas prioritárias pelo BNDES”, destaca Sávio Neves, presidente da Abottc.
O Brasil possui, atualmente, 32 trens turísticos em funcionamento em 11 Estados. Este número deve subir consideravelmente, uma vez que, de acordo com o Ministério do Turismo, existem 50 projetos de prefeituras e entidades privadas sendo analisados pelo grupo de trabalho de turismo ferroviário, criado em fevereiro de 2010. Somado a isso, 44 solicitações para este tipo de serviços estão sendo avaliadas.
O passeio de trem turístico mais requisitado é o do Corcovado, no ano passado foram transportadas 850 mil pessoas de acordo com a Associação. “Com a chegada de quatro novos trens, prevista para o final de 2013, e investimento privado de R$ 64 milhões, vamos ter capacidade de transportar 615 passageiros no Corcovado por hora, ante os 300 de hoje”, afirma Sávio Neves.
Outros roteiros requisitados são os do Vinho, no Rio Grande do Sul; do Pantanal, em Mato Grosso do Sul; e o da Vale Ouro Preto Mariana, em Minas Gerais; Serra do Mar, no Paraná e a Estrada de Ferro de Campos do Jordão, em São Paulo. (Fonte: WebTranspo)
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
domingo, 12 de fevereiro de 2012
Trens turísticos receberão R$ 500 milhões
11/02/2012 - O Globo
Os trens são o grande atrativo das regiões onde circulam, enchendo os cofres de municípios que investem no serviço, como os do Sul do país.
Brasília - Pegando carona nos grandes eventos esportivos - Copa do Mundo e Olimpíadas - o governo aumentará o número de trens turísticos em funcionamento no país, atração que deve fazer parte dos roteiros oferecidos aos estrangeiros. Até 2015, o objetivo é dobrar o número de passageiros, para dez milhões, e aumentar em 50% as operações. Para isso, serão investidos cerca de R$ 500 milhões.
Somente o Trem do Corcovado contará com mais de R$ 64 milhões. Concessão federal, transporta quase 300 pessoas por hora e deve aumentar a capacidade para 615 passageiros/hora.
Na ativação do trem Rio-Petrópolis, serão investidos R$ 72 milhões, segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC). Mas o Ministério do Turismo informou que deve levar mais tempo para ser implantado, porque será necessário remover famílias ao longo do trajeto. A prefeitura de Magé também está envolvida no projeto.
Os trens são o grande atrativo das regiões onde circulam, enchendo os cofres de municípios que investem no serviço, como os do Sul do país.
Também devem ser ativados nos próximos dois anos, segundo o diretor do Departamento de Estruturação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch, os trens turísticos de Mogi das Cruzes (SP); da área urbana de São Carlos (SP); de Santa Maria (RS); e a Ferrovia do Contestado (SC). No Nordeste, também estão previstas novas operações.
Em 2007, os trens transportaram mais de 3,5 milhões de passageiros e geraram cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos. E renderam cerca de R$ 100 milhões com a venda de passagens. Em 2011, os números já eram bem maiores: viajaram em trens cinco milhões de passageiros que pagaram, em média, R$ 60, e foram feitos investimentos de R$ 300 milhões, segundo presidente da ABOTTC, Sávio Neves.
- Algumas empresas multinacionais já estão interessadas no negócio. A Vale, na linha Ouro Preto a Mariana (MG), e a EBX, na Serra do Navio (AP) - diz.
Neves acrescenta que os empregos diretos no setor chegam a três mil e, se somados aos indiretos, ultrapassam oito mil - desconsiderando atividades de fotografia, arte plásticas e gastronomia.
Cerca de 50 projetos de prefeituras e entidades privadas sem fins lucrativos para instalação de locomotivas estão sendo analisados pelo grupo de trabalho liderado pelo Ministério do Turismo. Há outras 44 solicitações.
Hoje, estão em operação 32 trens turísticos espalhados por 11 estados. Entre os mais conhecidos estão o Trem do Corcovado (RJ), o do Vinho (RS), o do Pantanal (MS), o da Vale Ouro Preto Mariana (MG), o da Serra do Mar (PR) e a Estrada de Ferro de Campos do Jordão (SP). São operações de grande porte, por onde circulam cerca de 150 mil passageiros por ano.
Alguns trens funcionam diariamente e outros somente no fim de semana, dependendo da demanda. Também existem 15 trens eventuais, como o Trem do Forró, em Campina Grande (PB), que só circula na época das festas juninas, ou o Trem do Frevo (PE). Além disso, circulam sete bondes turísticos, em áreas como o parque Taquaral, em Campinas (SP); em Campos do Jordão (SP); em Santa Tereza (RJ); e no circuito entre o Valongo e a Praça Mauá, em Santos (SP).
Fonte: Por Mônica Tavares - Agência O Globo
Os trens são o grande atrativo das regiões onde circulam, enchendo os cofres de municípios que investem no serviço, como os do Sul do país.
Brasília - Pegando carona nos grandes eventos esportivos - Copa do Mundo e Olimpíadas - o governo aumentará o número de trens turísticos em funcionamento no país, atração que deve fazer parte dos roteiros oferecidos aos estrangeiros. Até 2015, o objetivo é dobrar o número de passageiros, para dez milhões, e aumentar em 50% as operações. Para isso, serão investidos cerca de R$ 500 milhões.
Somente o Trem do Corcovado contará com mais de R$ 64 milhões. Concessão federal, transporta quase 300 pessoas por hora e deve aumentar a capacidade para 615 passageiros/hora.
Na ativação do trem Rio-Petrópolis, serão investidos R$ 72 milhões, segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC). Mas o Ministério do Turismo informou que deve levar mais tempo para ser implantado, porque será necessário remover famílias ao longo do trajeto. A prefeitura de Magé também está envolvida no projeto.
Os trens são o grande atrativo das regiões onde circulam, enchendo os cofres de municípios que investem no serviço, como os do Sul do país.
Também devem ser ativados nos próximos dois anos, segundo o diretor do Departamento de Estruturação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch, os trens turísticos de Mogi das Cruzes (SP); da área urbana de São Carlos (SP); de Santa Maria (RS); e a Ferrovia do Contestado (SC). No Nordeste, também estão previstas novas operações.
Em 2007, os trens transportaram mais de 3,5 milhões de passageiros e geraram cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos. E renderam cerca de R$ 100 milhões com a venda de passagens. Em 2011, os números já eram bem maiores: viajaram em trens cinco milhões de passageiros que pagaram, em média, R$ 60, e foram feitos investimentos de R$ 300 milhões, segundo presidente da ABOTTC, Sávio Neves.
- Algumas empresas multinacionais já estão interessadas no negócio. A Vale, na linha Ouro Preto a Mariana (MG), e a EBX, na Serra do Navio (AP) - diz.
Neves acrescenta que os empregos diretos no setor chegam a três mil e, se somados aos indiretos, ultrapassam oito mil - desconsiderando atividades de fotografia, arte plásticas e gastronomia.
Cerca de 50 projetos de prefeituras e entidades privadas sem fins lucrativos para instalação de locomotivas estão sendo analisados pelo grupo de trabalho liderado pelo Ministério do Turismo. Há outras 44 solicitações.
Hoje, estão em operação 32 trens turísticos espalhados por 11 estados. Entre os mais conhecidos estão o Trem do Corcovado (RJ), o do Vinho (RS), o do Pantanal (MS), o da Vale Ouro Preto Mariana (MG), o da Serra do Mar (PR) e a Estrada de Ferro de Campos do Jordão (SP). São operações de grande porte, por onde circulam cerca de 150 mil passageiros por ano.
Alguns trens funcionam diariamente e outros somente no fim de semana, dependendo da demanda. Também existem 15 trens eventuais, como o Trem do Forró, em Campina Grande (PB), que só circula na época das festas juninas, ou o Trem do Frevo (PE). Além disso, circulam sete bondes turísticos, em áreas como o parque Taquaral, em Campinas (SP); em Campos do Jordão (SP); em Santa Tereza (RJ); e no circuito entre o Valongo e a Praça Mauá, em Santos (SP).
Fonte: Por Mônica Tavares - Agência O Globo
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
Trem das Montanhas do ES faz 2 anos
07/02/2012 - Jornal de Turismo
Litorina percorre trecho de 46 km e passa por 4 cidades capixabas
O Trem das Montanhas Capixabas completa nesse início de 2012 dois anos de operação no Espírito Santo. Ao longo desse período, a empresa responsável por sua concessão, a Serra Verde Express, já transportou mais de 13.500 passageiros pelas belas paisagens de Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano e Araguaya, em um percurso de 46 quilômetros.
Em 2011 a Companhia superou e muito suas expectativas. De acordo com o diretor comercial do Grupo Serra Verde, Adonai Arruda Filho, a projeção de passageiros para o ano passado era de 5.300 pessoas, porém esse número chegou a 9.500. Em seu primeiro ano de operação, 4 mil passageiros foram transportados pelas belas paisagens da região.
Além das belas pontes, túneis, abismos e cachoeiras que brotam do trecho de Mata Atlântica autêntico que ainda revestem a Serra do Mar, o trajeto oferece inúmeros atrativos, passando pela história e cultura, até práticas de ecoturismo e esportes radicais. O passeio é real izado em uma litorina, veiculo automotriz, com capacidade para 56 passageiros. Circula todos os fins de semana, em dois horários, em trajetos de ida e volta. Mais informações e vendas de bilhetes pelo site www.serraverdeexpress.com.br e (27) 2123-0229.
Litorina percorre trecho de 46 km e passa por 4 cidades capixabas
O Trem das Montanhas Capixabas completa nesse início de 2012 dois anos de operação no Espírito Santo. Ao longo desse período, a empresa responsável por sua concessão, a Serra Verde Express, já transportou mais de 13.500 passageiros pelas belas paisagens de Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano e Araguaya, em um percurso de 46 quilômetros.
Em 2011 a Companhia superou e muito suas expectativas. De acordo com o diretor comercial do Grupo Serra Verde, Adonai Arruda Filho, a projeção de passageiros para o ano passado era de 5.300 pessoas, porém esse número chegou a 9.500. Em seu primeiro ano de operação, 4 mil passageiros foram transportados pelas belas paisagens da região.
Além das belas pontes, túneis, abismos e cachoeiras que brotam do trecho de Mata Atlântica autêntico que ainda revestem a Serra do Mar, o trajeto oferece inúmeros atrativos, passando pela história e cultura, até práticas de ecoturismo e esportes radicais. O passeio é real izado em uma litorina, veiculo automotriz, com capacidade para 56 passageiros. Circula todos os fins de semana, em dois horários, em trajetos de ida e volta. Mais informações e vendas de bilhetes pelo site www.serraverdeexpress.com.br e (27) 2123-0229.
terça-feira, 27 de dezembro de 2011
Turismo ferroviário possui aumento de fluxo em 2011
27/12/2011 - Brasilturis
Se pode notar que o brasileiro está retomando a paixão por passeios ferroviários
O turismo no Brasil tem crescido consideravelmente nos últimos anos e segundo um estudo do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Publica e Estatística), 40% dos brasileiros viajam três ou mais vezes por ano. Esse avanço no setor tem se refletido visivelmente também na área de trens turísticos, que teve um aumento considerável na demanda.
Segundo o diretor Comercial da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda Filho, o mercado de trens cresce cerca de 9% a cada ano. “Se pode notar que o brasileiro está retomando a paixão por passeios ferroviários”, destacou. No ano de 2011, aproximadamente 200 mil passageiros circularam nas quatro operações oferecidas pela empresa, o que significa um aumento de 18% em relação ano passado. Esse avanço chegou a ser palpável para a Serra Verde Express. O Trem das Montanhas Capixabas, que possuía apenas uma saída, teve seus lugares vendidos tão rapidamente que para suprir a demanda de seus clientes, a empresa incluiu mais duas datas para a circulação, que também já estão esgotadas.
A Serra Verde Express, que já disponibiliza diversas opções de trajetos, tem o intuito de acompanhar esse crescimento e por isso possui projetos de expansão para o Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC), Paraná (PR) e outros estados. A empresa fechou o ciclo de 2011 com balanço positivo e tem grandes expectativas para 2012, esperando atingir com os novos investimentos uma marca de 240 mil passageiros.
Fonte: BrasilTuris
Se pode notar que o brasileiro está retomando a paixão por passeios ferroviários
O turismo no Brasil tem crescido consideravelmente nos últimos anos e segundo um estudo do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Publica e Estatística), 40% dos brasileiros viajam três ou mais vezes por ano. Esse avanço no setor tem se refletido visivelmente também na área de trens turísticos, que teve um aumento considerável na demanda.
Segundo o diretor Comercial da Serra Verde Express, Adonai Aires de Arruda Filho, o mercado de trens cresce cerca de 9% a cada ano. “Se pode notar que o brasileiro está retomando a paixão por passeios ferroviários”, destacou. No ano de 2011, aproximadamente 200 mil passageiros circularam nas quatro operações oferecidas pela empresa, o que significa um aumento de 18% em relação ano passado. Esse avanço chegou a ser palpável para a Serra Verde Express. O Trem das Montanhas Capixabas, que possuía apenas uma saída, teve seus lugares vendidos tão rapidamente que para suprir a demanda de seus clientes, a empresa incluiu mais duas datas para a circulação, que também já estão esgotadas.
A Serra Verde Express, que já disponibiliza diversas opções de trajetos, tem o intuito de acompanhar esse crescimento e por isso possui projetos de expansão para o Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC), Paraná (PR) e outros estados. A empresa fechou o ciclo de 2011 com balanço positivo e tem grandes expectativas para 2012, esperando atingir com os novos investimentos uma marca de 240 mil passageiros.
Fonte: BrasilTuris
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Pelos trilhos de Minas Gerais, ao apito da maria-fumaça
17/11/2011 - O Estado de São Paulo
Em preto, dourado e vermelho, o charme da locomotiva enche os olhos dos passageiros, enquanto a composição deixa para trás São João del Rey e segue rumo à elegante Tiradentes
Por Bruna Tiussu
São João Del Rey - O trajeto, de 12 quilômetros, é todo percorrido pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada por D. Pedro II em 1881. A verdade é que, durante a quase uma hora de viagem entre São João del Rey e Tiradentes (bilhete de ida e volta a R$ 35), pouca coisa da paisagem vai prender seu olhar na direção da janelinha. Sua atenção, desta vez, ficará voltada para quem conduz a composição: a maria-fumaça.
Brilhante, charmosa, pintada de preto com detalhes em vermelho e dourado, é exatamente como as que vemos nos filmes que retratam o século passado. Uma raridade, como os mineiros dali insistem em ressaltar, pois é uma das poucas locomotivas a vapor do mundo que ainda roda em bitola de 76 centímetros.
A sensação de fazer parte de uma cena de novela de época segue dentro dos vagões, de madeira avermelhada e com poltronas em couro acolchoado. Escolha o seu lugar e em que sentido prefere se acomodar, já que os encostos são móveis. Antes mesmo de o trem partir, mais uma passagem tradicional: lá vem a Edna com seu tabuleiro apetitoso. Vendedora oficial de guloseimas da maria-fumaça há 10 anos, traz cocadas, balas e pirulitos de mel com sabor de infância. Abasteça-se com muito açúcar e esteja pronto para o início deste doce e bucólico passeio pelas raízes mineiras. O apito já vai soar.
São João del Rey. Programe-se para chegar na estação uma hora antes de seu trem sair. É lá que fica o Museu Ferroviário, com peças, fotos e painéis que contam a história da ferrovia. Outras locomotivas à vapor também estão expostas ali - em ótimas posições para saírem bem na foto.
Para explorar o resto da cidade, siga dali, a pé, até o centro antigo. Como em toda cidade histórica do Estado, as principais riquezas de São João del Rey se concentram nas igrejas. Invista mais tempo na de São Francisco de Assis: repare em seu lustre de cristal Baccarat e as grandes imagens de santos que todo guia vai afirmar terem cabelos naturais. Lá fora, a fachada fica ainda mais interessante graças às altíssimas palmeiras centenárias, plantadas na época de D. Pedro I.
Por outro lado, a matriz de Nossa Senhora do Pilar tem discreta fachada neoclássica. Toda opulência barroca está no interior, aí sim com muito dourado e teto pintado por inteiro. É ali que se concentram os festejos da Semana Santa, celebração tradicional da cidade.
Em preto, dourado e vermelho, o charme da locomotiva enche os olhos dos passageiros, enquanto a composição deixa para trás São João del Rey e segue rumo à elegante Tiradentes
Por Bruna Tiussu
São João Del Rey - O trajeto, de 12 quilômetros, é todo percorrido pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada por D. Pedro II em 1881. A verdade é que, durante a quase uma hora de viagem entre São João del Rey e Tiradentes (bilhete de ida e volta a R$ 35), pouca coisa da paisagem vai prender seu olhar na direção da janelinha. Sua atenção, desta vez, ficará voltada para quem conduz a composição: a maria-fumaça.
Brilhante, charmosa, pintada de preto com detalhes em vermelho e dourado, é exatamente como as que vemos nos filmes que retratam o século passado. Uma raridade, como os mineiros dali insistem em ressaltar, pois é uma das poucas locomotivas a vapor do mundo que ainda roda em bitola de 76 centímetros.
A sensação de fazer parte de uma cena de novela de época segue dentro dos vagões, de madeira avermelhada e com poltronas em couro acolchoado. Escolha o seu lugar e em que sentido prefere se acomodar, já que os encostos são móveis. Antes mesmo de o trem partir, mais uma passagem tradicional: lá vem a Edna com seu tabuleiro apetitoso. Vendedora oficial de guloseimas da maria-fumaça há 10 anos, traz cocadas, balas e pirulitos de mel com sabor de infância. Abasteça-se com muito açúcar e esteja pronto para o início deste doce e bucólico passeio pelas raízes mineiras. O apito já vai soar.
São João del Rey. Programe-se para chegar na estação uma hora antes de seu trem sair. É lá que fica o Museu Ferroviário, com peças, fotos e painéis que contam a história da ferrovia. Outras locomotivas à vapor também estão expostas ali - em ótimas posições para saírem bem na foto.
Para explorar o resto da cidade, siga dali, a pé, até o centro antigo. Como em toda cidade histórica do Estado, as principais riquezas de São João del Rey se concentram nas igrejas. Invista mais tempo na de São Francisco de Assis: repare em seu lustre de cristal Baccarat e as grandes imagens de santos que todo guia vai afirmar terem cabelos naturais. Lá fora, a fachada fica ainda mais interessante graças às altíssimas palmeiras centenárias, plantadas na época de D. Pedro I.
Por outro lado, a matriz de Nossa Senhora do Pilar tem discreta fachada neoclássica. Toda opulência barroca está no interior, aí sim com muito dourado e teto pintado por inteiro. É ali que se concentram os festejos da Semana Santa, celebração tradicional da cidade.
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domingo, 6 de novembro de 2011
Expressos turísticos de São Paulo vão ser semanais
02/11/2011 - O Estado de São Paulo
O governo de São Paulo quer aumentar a regularidade dos Expressos Turísticos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a Região Metropolitana e o interior. A ideia é tornar semanais os trajetos que saem da Estação da Luz para Mogi das Cruzes, Paranapiacaba e Jundiaí, hoje com frequência alternada: o de Mogi sai uma vez por mês; o de Paranapiacaba, três; o de Jundiaí, a cada 15 dias.
A frequência intermitente dos trens acontece porque todos os passeios, além de dividir espaço nos trilhos com os trens urbanos da CPTM, usam a mesma locomotiva: uma Alco RS-3, de 1952, com dois vagões e 174 poltronas. "Essas viagens alternadas confundem um pouco. Às vezes, a pessoa quer ir para um lugar, quando vai na estação comprar a passagem não é na semana que ela queria, é na outra. Então, a nossa vontade é tornar a frequência regular", afirma o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
O secretário disse ainda que novos destinos, como São Roque, no interior, estão em análise. Em 2010, o governo anunciou a criação de um trem para passeios religiosos para a cidade de Aparecida. Até hoje não saíram do papel. "A prioridade é melhorar o serviço dos já existentes."
Em julho, o Estado mostrou que faltam lugares para quem quer viajar em qualquer um dos trechos. E continua assim: no site da CPTM (www.cptm.sp.gov.br) nem para Mogi das Cruzes, o destino menos procurado, havia vaga em novembro ou dezembro. Para Jundiaí, a viagem do dia 19 (daqui a mais de duas semanas) ainda tinha lugares disponíveis. Se a escolha for Paranapiacaba, para onde o trem vai com mais frequência, só há um assento especial para deficientes físicos com vaga para o dia 18 de dezembro. Antes disso, todos os trens já estão lotados.
"Planejamos para o ano que vem a compra de mais trens. Só que leva de 18 a 24 meses para ficar pronto, então, mesmo comprando ano que vem, eles ainda demoram para entrar em operação", diz Fernandes.
Interior. Hoje, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o secretário estarão em Pindamonhangaba, no interior paulista, para anunciar R$ 4 milhões em investimentos em um outro trem turístico: o que vai para Campos do Jordão, com saída nos fins de semana e feriados. O governo vai fazer a manutenção dos trilhos da Estrada de Ferro Campos do Jordão, que tem 47 km e por onde também passa o trem para Santo Antônio do Pinhal.
Por causa de um deslizamento de terra, a ferrovia ficou interditada durante a alta temporada de inverno. Foram gastos R$ 2,9 milhões em obras emergenciais e as viagens foram restabelecidas no mês passado. "Queremos sair de 150 mil passageiros por ano e chegar a 500 mil", afirma o secretário.
O governo de São Paulo quer aumentar a regularidade dos Expressos Turísticos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para a Região Metropolitana e o interior. A ideia é tornar semanais os trajetos que saem da Estação da Luz para Mogi das Cruzes, Paranapiacaba e Jundiaí, hoje com frequência alternada: o de Mogi sai uma vez por mês; o de Paranapiacaba, três; o de Jundiaí, a cada 15 dias.
A frequência intermitente dos trens acontece porque todos os passeios, além de dividir espaço nos trilhos com os trens urbanos da CPTM, usam a mesma locomotiva: uma Alco RS-3, de 1952, com dois vagões e 174 poltronas. "Essas viagens alternadas confundem um pouco. Às vezes, a pessoa quer ir para um lugar, quando vai na estação comprar a passagem não é na semana que ela queria, é na outra. Então, a nossa vontade é tornar a frequência regular", afirma o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.
O secretário disse ainda que novos destinos, como São Roque, no interior, estão em análise. Em 2010, o governo anunciou a criação de um trem para passeios religiosos para a cidade de Aparecida. Até hoje não saíram do papel. "A prioridade é melhorar o serviço dos já existentes."
Em julho, o Estado mostrou que faltam lugares para quem quer viajar em qualquer um dos trechos. E continua assim: no site da CPTM (www.cptm.sp.gov.br) nem para Mogi das Cruzes, o destino menos procurado, havia vaga em novembro ou dezembro. Para Jundiaí, a viagem do dia 19 (daqui a mais de duas semanas) ainda tinha lugares disponíveis. Se a escolha for Paranapiacaba, para onde o trem vai com mais frequência, só há um assento especial para deficientes físicos com vaga para o dia 18 de dezembro. Antes disso, todos os trens já estão lotados.
"Planejamos para o ano que vem a compra de mais trens. Só que leva de 18 a 24 meses para ficar pronto, então, mesmo comprando ano que vem, eles ainda demoram para entrar em operação", diz Fernandes.
Interior. Hoje, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o secretário estarão em Pindamonhangaba, no interior paulista, para anunciar R$ 4 milhões em investimentos em um outro trem turístico: o que vai para Campos do Jordão, com saída nos fins de semana e feriados. O governo vai fazer a manutenção dos trilhos da Estrada de Ferro Campos do Jordão, que tem 47 km e por onde também passa o trem para Santo Antônio do Pinhal.
Por causa de um deslizamento de terra, a ferrovia ficou interditada durante a alta temporada de inverno. Foram gastos R$ 2,9 milhões em obras emergenciais e as viagens foram restabelecidas no mês passado. "Queremos sair de 150 mil passageiros por ano e chegar a 500 mil", afirma o secretário.
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Ferrovia de Magé será reativada
31/10/2011 - O Globo
Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Magé e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), viabilizará a recuperação do primeira estação de ferrovia do Brasil. A parceria foi firmada, no último dia 27, pelo prefeito Nestor Vidal e o superintendente do órgão, Carlos Fernando de Souza Andrade. Segundo o superintendente, os recursos já estão liberados.
Durante o encontro, ficou definido que o Iphan e a Prefeitura vão trabalhar juntos para garantir a restauração da primeira estação e dos cerca de 14 quilômetros de trilhos entre Mauá e Vila Inhomirim, trajeto inaugurado no dia 30 de abril de 1854, pelo empreendedor Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. A idéia é usar a ferrovia como atração turística.
O projeto será ampliado para que o píer da antiga estação de barcas também seja restaurado e o plano é mais ambicioso ainda: usá-lo como ponto de partida de uma linha ligando Mauá a Praça Quinze, uma proposta antiga da Secretaria Estadual de Transportes.
Segundo Carlos Fernando, o primeiro passo para o início das obras será a remoção das famílias que ocupam a área da estação.
- Eu preciso que as 80 famílias que invadiram a área sejam transferidas e esta é a parte mais fácil. A ferrovia liberou o espaço e o Ministério da Cidade a verba para todo reassentamento - disse o superintendente.
Uma ação conjunta entre a Prefeitura de Magé e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), viabilizará a recuperação do primeira estação de ferrovia do Brasil. A parceria foi firmada, no último dia 27, pelo prefeito Nestor Vidal e o superintendente do órgão, Carlos Fernando de Souza Andrade. Segundo o superintendente, os recursos já estão liberados.
Durante o encontro, ficou definido que o Iphan e a Prefeitura vão trabalhar juntos para garantir a restauração da primeira estação e dos cerca de 14 quilômetros de trilhos entre Mauá e Vila Inhomirim, trajeto inaugurado no dia 30 de abril de 1854, pelo empreendedor Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá. A idéia é usar a ferrovia como atração turística.
O projeto será ampliado para que o píer da antiga estação de barcas também seja restaurado e o plano é mais ambicioso ainda: usá-lo como ponto de partida de uma linha ligando Mauá a Praça Quinze, uma proposta antiga da Secretaria Estadual de Transportes.
Segundo Carlos Fernando, o primeiro passo para o início das obras será a remoção das famílias que ocupam a área da estação.
- Eu preciso que as 80 famílias que invadiram a área sejam transferidas e esta é a parte mais fácil. A ferrovia liberou o espaço e o Ministério da Cidade a verba para todo reassentamento - disse o superintendente.
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