terça-feira, 16 de junho de 2015

Trilhos do Trem Republicano começam a ser instalados em Salto

15/06/2015 - Itu.com.br

Em entrevista coletiva realizada na quarta-feira, 10 de junho, o prefeito Juvenil Cirelli, assinou a ordem de serviço para a instalação dos trilhos do Trem Republicano no trecho que compete ao município. O início das obras se dá sete anos após o compromisso de financiamento do projeto estabelecido entre o Ministério do Turismo e o Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano (CITREM). 

Segundo informações contidas no site do CITREM, em 2010, quando o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), concedeu os trilhos necessários para a execução de sete quilômetros de ferrovia, foi abertura licitação da obra pelo Ministério do Turismo. A empresa vencedora, Maruca Comércio e Serviços Ltda, chegou a construir aproximadamente dois quilômetros do trajeto, porém, em 2011, abriu concordata e as obras do trilho foram paralisadas. 

"Em 2013, quando assumimos o governo, tivemos que reconstituir o Consórcio, refazer todo o projeto integrando os trilhos aos projetos de reforma das estações de Salto e Itu e licitamos tudo novamente", explicou Juvenil. Segundo o prefeito, a reconstituição do Consórcio e reformulação dos projetos viabilizou o financiamento da iniciativa também com recursos estaduais. 

"Dividimos a obra em quatro lotes, sendo que os dois lotes de responsabilidade de Salto e Itu, respectivamente, estão sendo financiados com recursos do fundo do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias Turísticas (DADE)", explicou o prefeito. "Agora estamos aguardando a renovação da licença ambiental para os trechos que serão executados com recursos federais pelo Consórcio, porém isso é pouco diante dos inúmeros desafios que tivemos que enfrentar desde 2013", completou. 

Nesta segunda-feira, dia 15 de maio, tem início as obras do lote 1, com extensão de mais de 1180 metros, no território de Salto. Inicialmente será realizada a marcação topográfica e implantação de canteiro de obras, segundo o gerente regional de contrato da empresa vencedora da licitação, Prumo Engenharia Ltda., engenheiro Nilton Camilo de Souza. "Vamos começar pela drenagem aqui em Salto e terraplanagem em Itu", explicou. 

No trecho de competência do município de Salto serão investidos mais de R$ 2,5 milhões em recurso do DADE e contrapartida da Prefeitura. "Em algumas semanas devemos chamar a imprensa novamente para anunciar o início das obras da restauração da Estação de Trem de Salto", informou Juvenil. "Já reformamos um pedaço da Estação para não perdermos recursos conquistados lá em 2008 com a ajuda do deputado federal Arlindo Chinaglia, mas asseguro que vocês ficarão impressionados com a reforma completa que será feita no prédio", completou. 

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Eliana Moreira, reforçou que todo o trabalho realizado em relação ao Trem Republicano faz parte das ações de desenvolvimento do turismo na cidade está integrada a outras obras como a da Ponte Estaiada e a revitalização da Avenida Dom Pedro II (Calçadão). "Estamos preparando uma estrutura para absorver o consumo dos novos turistas que deverão chegar à nossa cidade, gerando renda e desenvolvimento para Salto", explicou.

Fonte: Itu.com.br
Publicada em:: 15/06/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário