segunda-feira, 1 de junho de 2015

Bondinho está de volta aos trilhos em Campos do Jordão

31/05/2015 - O Vale - S. J. dos Campos

O turista que visitar Campos do Jordão durante o feriado prolongado de Corpus Christi e a temporada de inverno vai reencontrar um velho conhecido.

Depois de dois anos e sete meses, a Estrada de Ferro Campos do Jordão vai voltar a operar o tradicional Trem de Serra, que realiza viagens entre as cidades de Pindamonhangaba e de Campos.

O passeio deixou de ser feito no feriado de Finados de 2012, quando um bondinho descarrilou, matando 3 pessoas e ferindo mais de 40.

Nesse intervalo, segundo a EFCJ, tanto a automotriz A1, que é o veículo utilizado no serviço, quanto a linha férrea passaram por uma série de intervenções de modernização para dar mais segurança aos turistas.

A partir de agora, o bondinho será equipado com caixa preta, limitador de velocidade e um dispositivo que exige a presença de operador no comando do veículo. A carroceria, a parte interna e os sistemas mecânico e elétrico também foram modernizados.

Já a via recebeu, desde 2012, a troca de 14.800 unidades de dormentes e 20.156 metros de trilho, implantação de 4.889 metros de canaletas de drenagem e a construção de 2.347 metros quadrados de contenção de encostas.

Passeio. Na semana passada, o serviço foi retomado de forma experimental. Em junho, o trem irá operar nos dias 2, 9, 16, 17, 23 e 24. A partida é sempre às 9h, da Estação de Pindamonhangaba, e o retorno às 16h30, da Estação Emílio Ribas, em Campos do Jordão.

Durante o trajeto, o bondinho passa por edificações históricas da ferrovia, como a Estação Eugênio Lefèvre, em Santo Antônio do Pinhal, onde é realizada uma pausa de trinta minutos para que os turistas possam conhecer o Mirante da Santa Expedicionária.

Os horários da alta temporada não foram definidos.

Trem da serra

Dias de operação

2, 9, 16, 17, 23, 24 de junho

Horário

Saída às 9h da Estação Pindamonhangaba da Estrada de Ferro Campos do Jordão e retorno às 16h30, partindo da Estação Emílio Ribas, no bairro do Capivari

Tarifa

R$ 59 ida e volta ou R$ 43 apenas ida ou volta

Capacidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário