sábado, 19 de janeiro de 2013

Bondinho de Campos do Jordão é removido 2 meses após acidente

10/01/2013 - G1

Remoção de bondinho turístico é feita por cerca de 15 técnicos e policiais (Foto: Carlos Santos/G1)

Teve início às 9h desta quarta-feira (9) o trabalho de remoção do bondinho turístico que estava parado em Santo Antônio do Pinhal desde novembro após acidente que matou três pessoas e deixou 41 feridos. Cerca de 15 pessoas entre operadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e peritos da polícia científica trabalham no local.

O automotriz começou a ser rebocado às 12h25 por outro trem até Pindamonhagaba. A Polícia Científica informou que ambos os automotrizes estão com o sistema de freio acionado e serão rebocados a uma velocidade reduzida.

A previsão é que o bondinho chegue até a estação de Pindamonhagaba, distante cerca de 20 quilômetros do local do acidente, após 2h30.

Para fazer a remoção, o veículo foi destombado, retirado do trilho principal e colocado numa plataforma. Na segunda-feira (7), foram religados os equipamentos do bonde que sofreu acidente para que ele tivesse condição de descida. O bondinho descarrilou após uma curva.

O perito Rogério Gonçalves afirmou que a perícia para investigar as causas do acidente será concluída após a remoção. "80% da perícia foi concluído, os 20% restantes será feito após a remoção. O caso é complexo e não há prazo para a conclusão do laudo. Estimo mais 60 dias porque há ainda uma série de fatores a ser analisado", disse ao G1.

O bondinho vai ficar na garagem da oficina da estação de trem de Pindamonhagaba, onde será feito o trabalho de exame nas peças e equipamentos.

Acidente

O acidente aconteceu no último dia 3 de novembro quando o bonde turístico seguia de Campos do Jordão para Pindamonhangaba. A automotriz saiu dos trilhos e bateu contra um barranco na altura de Santo Antônio do Pinhal.Entre as vítimas fatais, estava uma mulher grávida.

O inquérito só será finalizado depois da conclusão dos depoimentos e dos laudos da perícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário