sábado, 2 de junho de 2012

Reunião apresenta detalhes do projeto Trem dos Mares

29/05/2012

O objetivo do encontro foi apresentar detalhes do projeto aos representantes da MRS, para que seja analisado e posto em prática o mais breve.

Por Costa Verde

O projeto "Trem dos Mares da Costa Verde" está prestes a ser iniciado. Foram acertados novos detalhes para colocar em prática o programa que oferecerá na viagem temática de trem, que sairá da Estação de Itacuruçá com destino à Praia do Sahy. Os passageiros poderão ver e vivenciar elementos históricos, como as ruínas do Sahy - que guardam em suas construções a lendária trajetória do tráfico negreiro -, além dos pontos turísticos, culturais e históricos presentes nos 180 anos de história de Mangaratiba.

O trajeto ainda brinda os participantes com obras de arte à beira-mar, permitindo inclusive a visualização da Ilha Grande e a Ilha da Marambaia, emolduradas pelas muralhas da Serra do Mar.

Na semana passada, um encontro entre os setores envolvidos no projeto cumpriu mais uma etapa do cronograma previsto. Compareceram o secretário de Turismo de Mangaratiba, Francisco Ramalho; o subsecretário de Transportes do Estado, Delmo Pinho; Sérgio Carrato e Gustavo Gambin, respectivamente gerente geral e assessor da presidência da empresa MRS Logística (que detém a concessão da linha férrea); e o presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, Antônio Pastori.

O objetivo do encontro foi apresentar detalhes do projeto aos representantes da MRS, para que seja analisado e posto em prática o mais breve. Possíveis locais de retornos, de paradas, manobras, desvios e instalações do trem foram assuntos em pauta.

Francisco Ramalho disse que houve uma ótima receptividade por parte da MRS.

- Não houve qualquer empecilho para que o trem turístico venha a funcionar, o que a MRS quer é estudar o projeto e traçar estratégias para que tudo corra com perfeição. Uma coisa é transportar cargas e outra é transportar pessoas. Todas as precauções com cuidados e segurança devem ser tomadas para que tudo corra conforme planejado. A empresa reconhece que no contrato de concessão existem duas passagens diárias para trem de passageiros. Eles estão sendo parceiros do projeto - afirmou o secretário.

A próxima etapa do programa é concluir a conversa com a MRS para dar início ao projeto.

Fonte: Diário do Vale 

Nenhum comentário:

Postar um comentário