Locomotiva poderá se tornar atração turística
Publicado: quinta-feira, 25 de agosto de 2011
A população tem acesso à locomotiva somente na Cantata de Natal
Por Giuliano Bonamim
A Prefeitura de Sorocaba estuda transformar em atração turística o acionamento quinzenal da locomotiva a vapor número 58. A máquina está abrigada na estação Paula Souza, próxima à avenida Dom Aguirre, e é um bem tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico.
Segundo o secretário de Cultura de Sorocaba, Anderson Santos, a ideia tem sido discutida com o prefeito Vitor Lippi (PSDB) e também com a Secretaria da Cultura. Atualmente, a população tem acesso à locomotiva somente na Cantata de Natal realizada anualmente na antiga Estação Ferroviária de Sorocaba. Santos diz que o acionamento da máquina já é feito no período de 15 dias para mantê-la em condições de uso. "Isso é feito para não correr o risco de perder a caldeira, por exemplo", explica
De acordo com o pesquisador de assuntos ferroviários Aparício Tarcitani, 72 anos, a locomotiva foi fabricada em 1891 e entrou em serviço somente em 1903. A máquina foi usada pela Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) para o transporte de carga e, anos antes de ser aposentada, foi usada no ramal entre Boituva e Porto Feliz para transportar cana-de açúcar.
Preciosidade
A locomotiva é um exemplar do início da história da ferrovia em Sorocaba. Paralelamente, é um símbolo do início da industrialização da economia local, a partir do final do século 19. A máquina faz parte da primeira série de locomotivas fabricadas nos Estados Unidos pela empresa Baldwin Locomotive Works. Em 1968, com a inauguração do Museu Histórico Sorocabano, no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, ela foi transferida para aquele local, transformando-se em ponto obrigatório de visitação.
A locomotiva permaneceu exposta ao público até 1989, quando foi retirada do local para ser restaurada pelo engenheiro Lincoln Palaia Júnior. Depois, foi para Campinas e em seguida colocada na estação Paula Souza. A Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) foi criada por empresários sorocabanos liderados pelo comerciante de algodão Luís Matheus Maylasky. O primeiro trecho da ferrovia foi inaugurado em 10 de julho de 1875.
Fonte: Portal Cruzeiro do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário