quinta-feira, 10 de junho de 2010

Trem de Paranapiacaba começa em julho


A Secretaria dos Transportes Metropolitanos pretende iniciar no dia 04 de julho o serviço de Expresso Turístico para Paranapiacaba. As obras para receber o trem turístico estão em fase de finalização e a viagem inaugural, para autoridades e convidados, deve ocorrer no dia 18 de junho, informou o secretário adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, à Revista Ferroviária.
Para viabilizar o projeto, a secretaria fez parcerias com a MRS Logística, operadora da linha que passa pela Vila, e com a prefeitura de Santo André. A MRS está concluindo o desvio na via para levar o trem até um galpão histórico, onde será feito o desembarque dos passsageiros. Já a prefeitura de Santo André está cuidando da plataforma de desembarque. A operação será feita pela CPTM, que já realiza os trajetos para Jundiaí e Mogi das Cruzes.
No primeiro mês, o passeio será semanal, partindo da estação da Luz aos domingos, para que as pessoas possam curtir o Festival de Inverno de Paranapiacaba. E a partir de agosto passa a ser quinzenal.
Na Vila, os passageiros poderão fazer o roteiro histórico e participar do Festival de Inverno, que acontece durante o mês de julho. Visita ao Museu Ferroviário mantido pela ABPF, passeio de Maria Fumaça e pela Vila histórica construída pelos ingleses da antiga São Paulo Railway fazem parte das atrações do passeio. A secretaria estuda com a prefeitura a implantação de passeios ecológicos pela Serra do Mar.
O trem será o mesmo utilizado nos roteiros do Expresso Turístico – que aos sábados segue para Jundiaí e aos domingos para Mogi das Cruzes e Paranapiacaba, de forma intercalada.
Outras informações sobre o Expresso Turístico estão disponíveis no site da CPTM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário