terça-feira, 25 de maio de 2010

MP ameaça embargar retirada de trilhos



24/05/2010 - A Cidade

O promotor de Justiça Naul Felca ameaça impetrar ação civil pública caso a prefeitura não desista de retirar os trilhos da antiga estrada de ferro da Mogiana, no trecho entre o bairro Simioni e o prédio da Estação Barracão, no bairro Ipiranga, ambos na zona Norte de Ribeirão Preto. A declaração foi dada nesta segunda-feira, ao final de audiência pública promovida por integrantes do Ministério Público Estadual (MPE) e do Federal (MPF), para discutir a implantação do projeto turístico Trem Histórico.
A prefeitura já declarou interesse em retirar os trilhos e implementar, no caminho, um corredor exclusivo para ônibus. Porém, há projeto para implantação de um museu histórico do trem no Barracão e da reativação da linha, para preservar a memória das linhas férreas. Os participantes da audiência pública se mostraram favoráveis ao projeto.
Segundo Felca, a preocupação do MPE é a preservação do patrimônio histórico e cultural, o que motivou a promoção da audiência pública, na sede da promotoria.
O representante da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), Geraldo Godoy, apresentou no encontro diversas ações da associação na restauração e ativação de linhas históricas pelo Brasil. Segundo ele, trajetos do tipo podem ser mantidos exclusivamente com a cobrança de ingressos.
A secretária da Cultura disse que ela e o de Turismo chegaram a questionar o governo quando souberam da possibilidade de retirada de parte dos trilhos da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário