quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Trem Caipira inicia testes de simulação

03/10/2017 - Diário da Região

Rogério Castro

Fotos: Colaboração do leitor
Composições do Trem Caipira perto da ponte Maria Benta na manhã desta terça, 3, durante viagem-teste

A Prefeitura de Rio Preto realizou na manhã desta terça-feira, 3, teste simulação para colocar o Trem Caipira em funcionamento. Serão mais cinco testes até o final do mês com participação da Rumo, empresa concessionária da ferrovia, e supervisão da Agência Nacioanal de Transportes Terrestre (ANTT), órgão do governo federal responsável para a  autorização para o trem funcionar.

No teste desta terça, o trem fez do trajeto do pátio da Rumo, às margens da avenida Cenobelino de Barros Serra até o distrito de Schmitt,  passando pela estação ferroviária no Centro.

O secretário de Desenvolvimento e Negócios do Turismo, Liszt Abdala, estava na viagem. "Fomos a Schmitt e voltamos, fazendo vários testes pelo caminho, como o de frenagem", afirmou o secretário. Segundo ele, todo o percurso de ida e volta levou seis horas. Liszt, que já prometeu, colocar o trem  em funcionamento até dezembro disse que está se esforçando para cumprir a promessa.

"Não depende só de mim, precisamos de autorizações de São Paulo e Brasília para o trem  poder fazer a viagens. Não sabia que teria de começar do zero, aliás, menos um", afirmou ele. Inaugurado pelo prefeito Edinho Araújo (PMDB) no final do segundo mandato em 2008, o Trem Caipira é um projeto turístico que prevê viagens pela ferrovia entre Rio Preto e o distrito de Schmitt. Depois de ficar oito anos praticamente parado na gestão  do ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB), Edinho tenta, finalmente, cumprir a promessa.

Segundo Liszt, se não houver nenhum contrato, ele espera "reinaugurar" o trem no final  de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário