sexta-feira, 5 de abril de 2013

Locomotivas centenárias ligarão Mairinque a São Roque

31/03/2013 - Jornal Cruzeiro do Sul

A viabilidade do empreendimento ganhou força depois da reunião mantida na semana retrasada em Curitiba com a empresa Serra Verde

Por José Antônio Rosa

Até o final deste ano, o trem turístico que liga Mairinque a São Roque entrará em funcionamento, garantiu na última semana o diretor do Departamento de Cultura de Marinque, Maurício Sérgio Dias. A viabilidade do empreendimento ganhou força depois da reunião mantida na semana retrasada em Curitiba com a empresa Serra Verde, que gerencia no Paraná projeto que se pretende ser colocado em prática em nível local.

As conversações mantidas entre os governos das duas cidades resultaram na descoberta de novas possibilidades de aproveitamento do potencial que o roteiro oferece. Num primeiro momento, a ideia é utilizar o trecho de pouco mais de seis quilômetros com dois vagões atrelados em locomotivas centenárias. Juntos, os trens podem transportar cerca de 150 passageiros. Esse público poderá conhecer as opções gastronômicas de São Roque, também conhecida por seu clima serrano e, num outro sentido, os atrativos de Mairinque.

Maurício Dias, aliás, contou que o município tem no distrito de Dona Catarina um dos seus diferenciais. Distante 26 quilômetros do centro da cidade, o local concentra pousadas categorizadas em padrão de até quatro estrelas que ficam próximas a pesqueiros, lagos e cachoeiras. A administração da cidade planeja instalar em parte da área (que fica mais próxima da zona industrial de Sorocaba do que do próprio centro da cidade) um polo de indústrias.

O diretor do Departamento de Cultura mencionou, ainda, que o interesse na exploração do ramal ferroviário é até maior por conta do entroncamento que leva à interligação com Santos, no litoral. A via, aliás, é duplicada pela América Latina Logística (ALL) concessionária da linha. "Se considerarmos que está para sair até 2018 o trem "bala" que ligará Sorocaba a São Paulo, em composições que alcançarão velocidade até 140 quilômetros horários, não será exagero afirmar que estamos perto de desenvolver, enfim, o transporte ferroviário", acrescenta Dias.

Participaram da reunião em Curitiba, por São Roque, o prefeito Daniel da Padaria, o secretário de cultura, Roque Gabriel Rodrigues e o diretor de turismo, Sandro Cobelle. As lideranças voltam a conversar no mês que vem para dar continuidade aos ajustes do contrato que estabelece obrigações de cada um dos governos . "A situação está bem encaminhada, e logo teremos uma definição sobre o trem turístico."

O projeto começou em 2010, com a compra de duas locomotivas, dois carros de passageiros, um carro madrinha, dormentes e uma plataforma, além de outros dispositivos que irão contribuir para a construção de novos vagões. Desde então já foi investido R$ 1 milhão. Além da aquisição das composições e dos demais insumos, foi providenciada também a restauração da Estação Ferroviária Central de São Roque, ponto de partida e chegada dos turistas que farão o percurso da Maria Fumaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário