quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Reunião discute Trem Turístico de Mangaratiba

22/11/2012 - Diário do Vale

O objetivo do encontro foi apresentar os avanços do projeto ao prefeito e ajustar alguns pontos fundamentais para a viabilidade do trem.


O projeto "Trem dos Mares da Costa Verde", da Prefeitura de Mangaratiba, passou por mais uma etapa para sua efetiva realização. Nesta quarta-feira, dia 21, uma reunião entre o prefeito Evandro Capixaba e os representantes dos setores envolvidos traçou planos, metas, cronogramas e necessidades para que o Trem dos Mares possa entrar nos trilhos em 2013. Participaram da reunião o subsecretário de Transportes do Estado, Antonio Pastori, a representante do setor de Relações Institucionais da MRS, Rosa Cassar, além dos secretários municipais de Assuntos Estratégicos Francisco Ramalho, de Obras, Edmilson... e do procurador Leonel Algebaile.

O objetivo do encontro foi apresentar os avanços do projeto ao prefeito e ajustar alguns pontos fundamentais para a viabilidade do trem. Antonio Pastori apresentou o plano operacional da empresa que será responsável pelo trem. Detalhes como pontos de manobras, desvios e paradas que deverão ser construídos ou adaptados também foram discutidos além da necessidade de construção de um local para abastecimento e manutenção do veículo. Pastori explica a importância do projeto. "Hoje no Estado do Rio só temos o Corcovado como trem turístico, que leva cerca 800 mil passageiros por ano. Este seria o segundo, daí a enorme importância que estamos dando ao Trem dos Mares", concluiu.

Para o prefeito, o sonho de ver novamente um trem turístico em Mangaratiba se torna cada dia mais real. "Quem não se lembra do antigo "macaquinho"? Os mais velhos com certeza contam suas histórias para seus filhos e netos. Queremos resgatar isso, a cultura e o patrimônio histórico que foi deixado de lado. Vamos desenvolver um plano integrado de turismo, ligando mar e montanha. Mais uma empresa vai se instalar em Mangaratiba, trazendo empregos e alavancando o turismo sustentável", disse o prefeito.

Já Rosa Cassar apresentou as exigências da MRS para que o trem possa operar com segurança. "Estamos fechados com a prefeitura, mas são necessários alguns ajustes para que tudo corra perfeitamente. Alguns requisitos básicos devem ser respeitados, como instalação de velocímetro, rádio com frequência sintonizada com a empresa, construção de desvios e outros detalhes técnicos. Vamos trabalhar em conjunto com a prefeitura e os representantes da empresa que irá explorar o trem para que isso seja feito o mais breve possível", disse.

O projeto

O Trem dos Mares oferecerá uma viagem temática de trem. O passeio percorrerá o trecho de 18 km entre Itacuruçá e a enseada de Santo Antônio. Os passageiros poderão ver e vivenciar importantes elementos históricos, como as monumentais ruínas do Sahy, além dos pontos turísticos, culturais e históricos presentes nos 180 anos de história de Mangaratiba.



Enviado via iPhone

Um comentário:

  1. Sim, que venha logo este Trem dos Mares, pois quem conheceu a viagem de trem RJ-Mangaratiba sente uma enorme saudade daquela viagem tão gostosa.

    ResponderExcluir