quinta-feira, 29 de março de 2012

Alagoas revitaliza trem turístico

29/03/2012 - Porto Gente

Com a revitalização da via férrea e a implantação do trem, haverá aumento substancial no de visitantes, o que fortalecerá o comércio local

Depois de 48 anos da sua última viagem ligando Piranhas (AL) a Jatobá (PE), em 31 de março de 1964, a antiga estrada férrea tem perspectivas de voltar a funcionar. Com a chegada da locomotiva Maria Fumaça, em janeiro, e com a licitação de construção prevista para o meio deste ano, o projeto pretende revigorar as atrações turísticas da região, gerando emprego e renda para a população local.

O trem realizará um trajeto de 14 km, com um passeio que proporcionará vista exuberante do Rio São Francisco. O objetivo do projeto é trazer benefícios como aumento do fluxo turístico local, maior divulgação de Piranhas, resgate histórico da Estrada de Ferro Paulo Afonso, aumento de empregos para o segmento e inserção do trajeto nos roteiros. O município de Piranhas faz parte do Arranjo Produtivo Local (APL) Turismo Caminhos do São Francisco, que tem o Sebrae em Alagoas como parceiro.

Fortalecimento
Segundo o diretor de Turismo de Piranhas, Jairo Luiz Oliveira, a iniciativa trará desenvolvimento econômico, especialmente com o surgimento de novos negócios voltados para exploração da estrada de ferro.

“Hoje, o município está entre os três destinos mais prestigiados de Alagoas. Com a revitalização da via férrea e a implantação do trem, teremos aumento substancial em nosso fluxo de visitantes, o que fortalecerá o comércio local”, explica o diretor.

A ideia do projeto partiu da prefeitura e está sendo desenvolvida por técnicos desse órgão e da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com apoio do Ministério do Turismo.

Com informações da Agência Sebrae de Notícias..      Versão para impressão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário