sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Salto e Itu terão novo trem turístico

01/12/2010 - Webtranspo - Marcio Garcia

Novidade vai ser inaugurada no ano que vem
Composição terá carros de passageiros de madeira

As cidades de Salto e Itu, interior de São Paulo, terão – a partir de 2011 – um novo atrativo turístico. Trata-se do Trem Republicano, que vai reativar as linhas férreas que ligam os dois municípios, bem como promover a reforma da Maria Fumaça e das estações para movimentar o turismo regional.


De acordo com Secretaria Municipal de Turismo, Lazer e Eventos de Itu, a proposta é que o trem percorra sete quilômetros aos finais de semana e feriados. Cada passeio poderá levar até 150 pessoas. Será utilizado uma locomotiva a vapor e carros de passageiro de madeira.

Durante a semana, devido ao alto custo do transporte, o trem só poderá funcionar em esquema de reservas para grupos como escolas, entidades e associações. As tarifas ainda não estão definidas, pois dependem do custo operacional da empresa concessionária que vencer a licitação para a operação da ferrovia.

“O projeto vem suprir uma necessidade regional no setor e além de resgatar a história pode alavancar a economia com a geração de novos postos de trabalho e o aumento da renda. A ferrovia, juntamente com esses roteiros, irá movimentar a economia local e atrair novos investimentos na área hoteleira, gastronomia, entretenimento e transporte”, confirma Fabio Luiz Grizotto, idealizador do projeto.

Desta maneira, outros atrativos virão por causa dessa movimentação, mas é preciso estruturar também um plano de ação em relação ao transporte das pessoas até a composição.

Regina Rocha, diretora executiva da FRESP (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo) afirma que é importante que as duas cidades estejam preparadas para atender bem os visitantes.

“A proposta de implantação do trem é ótima, valoriza a história dos municípios e reaviva a questão do glamour e da utilização das linhas férreas como eram feitas no passado, mas é preciso que o poder público esteja atento às novas demandas e suas necessidades”, salienta a diretora.

O desenvolvimento do Trem Republicano surgiu a partir de um convite enviado à Prefeitura de Itu, para participação no Seminário Nacional de Revitalização Ferroviária, que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário