terça-feira, 20 de abril de 2010

Expresso Turístico completa 1 ano



No primeiro ano, 12 mil viajantes usaram o trem
Maioria dos turistas prefere a viagem para Jundiaí

No último domingo, 18, o Expresso Turístico da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) completou um ano. O aniversário é comemorado com o marco de mais de 12 mil viajantes nos dois trajetos em operação - Luz-Jundiaí e Luz-Mogi das Cruzes.

De acordo com informações da companhia, ao todo foram realizadas 75 viagens. No período, o trajeto até Jundiaí concentrou o maior número de turistas - 9.400. O percurso até Mogi das Cruzes, realizado desde junho de 2009, computou 2.800 passageiros.
Uma pesquisa realizada pela companhia no ano passado indica que 90% dos turistas com destino a Jundiaí e 82% a Mogi das Cruzes tiveram as expectativas superadas ou atendidas pelo Expresso Turístico. Com relação ao perfil dos usuários, mais de 60% são mulheres, a maioria tem ensino superior completo, viaja com a família e mora em São Paulo.
Roteiros
Por R$ 28 o turista pode conhecer hoje os dois trajetos. A passagem vendida na Estação da Luz pode ainda ter desconto para mais de um passageiro, chegando a 50% de um até três acompanhantes.
Além do passeio de trem, é possível adquirir roteiros opcionais com as operadoras turísticas locais autorizadas (pacotes não inclusos na tarifa da viagem de trem).
Até julho, o Expresso Turístico deve inserir uma nova cidade no roteiro: Paranapiacaba. O serviço deverá ser operado quinzenalmente aos domingos pela CPTM nos mesmos moldes dos trajetos já existentes como Luz-Jundiaí e Luz-Mogi das Cruzes.
Para viabilizar o roteiro, a CPTM e a MRS - que detém a concessão do trecho entre Rio Grande da Serra à Vila - estão finalizando o cronograma das obras necessárias, entre elas a recuperação da via permanente. A instalação de uma estação temporária na vila histórica ficará a cargo da Prefeitura de Santo André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário